Papo sério: Bullying

Pelo menos alguma vez na vida, todos nós já ouvimos falar sobre Bullying. Um assunto sério, que deve ser tratado com máxima atenção.
Bullying é um ato de discriminação, preconceito e de constranger uma outra pessoa, mais comum entre os jovens e adolescentes. O Bullying  feito via internet é conhecido como Cyberbullying ou Bullying virtual.
Um conceito prático de Bullying é o seguinte:
"Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma."
O Bullying causa um transtorno psicológico, fazendo a vítima se sentir menosprezada, sem vontade de prosseguir sua rotina, com vergonha e receio de si e de todos.
Em casos mais graves, o Bullying pode causar até transtornos físicos, pois quando praticado de forma muito grave, pode partir até mesmo para a violência.
"Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar."
O que leva uma pessoa em sã consciência a ferir o sentimentos de outra, manchar a imagem alheia e em outras vezes causar até danos físicos?
O Bullying é um assunto sério, que deve ser de conhecimento de todos nós.
Estou sofrendo Bullying, e agora?
Primeiramente, se abra com seus pais, que são as pessoas que mais te amam em toda a vida e que serão capazes de resolver toda a situação. Acalme-se e tente também se abrir com seu melhor amigo(a) e a o(a) diretor(a) de seu colégio, local onde geralmente acontece o Bullying. Na maioria das vezes essa medida resolve, digo isso por experiência própria. O praticante do Bullying deverá ser penalizado.
Se você estiver constrangido ao extremo, não tiver mais vontade nem de sair de casa, tente primeiramente reerguer-se e bola para a frente, ou então, se preferir, converse que seus pais e peça para eles te mudarem de colégio, mas só depois de toda a história ter sido resolvida e desde que não prejudique seus estudos.
Pratico/Pratiquei Bullying.
Antes de tudo, analise sua consciência. Acha que o que fez foi certo? Gostaria que fizessem o mesmo com você? O que ganha humilhando outro alguém?
Tente melhorar suas atitudes, se tornar alguém melhor. Peça desculpa as suas vítimas, tente consertar seus erros e mostre que mudou.
O Bullying é uma agressão, e quem sofre sabe como dói.
Você já sofreu Bullying? O que fez em relação à situação? Conte para nós!
Beijos,
@cmarangon

Nenhum comentário:

Postar um comentário