Resenha: A Última Carta


A Última Carta
Autor: David Labs
Editora: Biruta
134 páginas.
Classificação: ☆☆☆

Sinopse: Luda, apesar de inconformada, parecia já ter seu destino traçado: casaria por conveniência, atendendo aos interesses familiares, e viveria para sempre em sua cidade natal, cuja população e valores ela desprezava. Contudo, a chegada de uma carta anônima alteraria completamente o curso de sua vida e, a partir daí, sua história passaria a conter muitas lacunas, segredos e imprecisões.
O que seria real, o que seria falso? Através de notícias de jornal, diários, cartas e um tanto de imaginação, o narrador de A Última Carta empreende uma busca pela verdadeira história de Luda. Entre as ruas de uma pequena cidade burguesa parada no tempo e os bulevares de Paris do final da Segunda Guerra Mundial, você acompanhará a investigação de todos os mistérios que permearam a vida de Luda – desde o recebimento da primeira carta, até a chegada da última.

Casamento por conveniência, mistério, paixão e aventura constroem a atmosfera do livro A Última Carta, romance de estreia do brasileiro David Labs. A obra, que se passa entre os anos 1939 e 1961 conta a história de Luda Glauben, uma jovem forçada pelos pais a  se casar. Seu noivo, Lucas Gentille, é o filho único da família mais rica da cidadezinha de Vagas do Destino. Luda, infeliz, detesta a realidade do lugar onde mora e a ideia de se casar com um noivo feio e abobalhado. Mas tudo começa a mudar quando a protagonista começa a receber cartas anônimas de um admirador, que viria a transformar toda a sua história e construir uma vida rodeada de mistérios e imprecisões.

A personagem começa a se envolver profundamente com o autor das cartas. Acredito que, por sua carência, ela idealiza o possível amado. Por ele, comete loucuras e erros. A cada página do livros, temos contato com passagens do diário de Luda, que nos permite investigar o que de fato acontece ao longo da narrativa. Isso se deve ao fato de que a narrativa é, muitas vezes, superficial.

"(...) chorei, então, verdadeiramente. Meus esforços não foram infrutíferos. Tenho a pérfida propensão à destruição dos universos sagrados, mas espero a regeneração diante do relicário do amor."  Página 55.

O objetivo de Labs é construir uma obra que faz com que o leitor explore a imaginação e as entrelinhas. Por isso, aconselho a releitura de A Última Carta, para que seja possível captar detalhes que escapam facilmente na primeira vez.


Apesar da presença de personagens muito bem construídos, muitas vezes fiquei confusa com a narração. Em roxo, temos as passagens do diário de Luda e compreendemos muito bem sua narração. Mas, simultaneamente, temos comentários e descrições de um narrador onisciente. Se você preza pela linearidade, pode ficar confuso pela oscilação de pontos de vista e espaço-tempo.

"Paris sempre esteve no imaginário dos românticos. Até Hitler a amava e desejou tê-la como mais um monumento consagrado a si e a seus ideais. Estava fria quando eu me dirigia para o hotel a fim de descansar antes de encontrar Jacques. Ainda não despertara para a cidade plena de mistérios e civilidade, síntese de todas as possibilidades do amor."  Página 102.

O final é o ponto máximo da vida de personagem. É possível sentir carinho e solidariedade por uma protagonista que sofreu, cresceu e, sobretudo, viveu e cometeu erros como qualquer outro ser humano. Eu tenho grande admiração por obras que conseguem mostrar a evolução de uma personagem ingênua e inconformada que passa a ser um adulto cheio de si.
A diagramação da Editora Biruta é, mais uma vez, impecável. As ilustrações despertam o nosso lado lúdico e auxilia na leitura subjetiva. A escrita de David Labs é intensa e rebuscada, mas consegue manter a leveza de uma boa leitura para uma única tarde.

23 comentários:

  1. Auuuunw, parece ser booooooom esse livro,ehehehehh :) :) :)


    beeijinhos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito bom, e o tipo de livro que gosto de ler !
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia este livro : (

    Já esta na comunidade de moda ALLANI ?
    www.allani.com.br - > Da para fazer vários looks e seguir blogs lá!

    *Rolando competição de looks de natal! - > http://allani.com.br/concurso/1

    Meu blog - > www.popday.com.br

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da resenha, ainda nao li esse livro mas quero ler. Gosto de livros bem feitos, e a narrativa me lembrou muito Tolstói e seus contos.

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro descobrir livros novos! vou correndo procurar esse pra começar as minhas férias *-*
    super beijos e obrigada pela indicação ;)

    http://ladydiene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. parece super legal e tbm curti mt o design do livro!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bem interessante a história, pelo que você contou. Mas confesso que por ser uma narrativa confusa, fico na dúvida se embarco ou não na história. De qualquer jeito, vou anotar aqui na minha listinha de livros. Na hora, eu vejo! ;-)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista,com.br

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom ver o crescimento dos personagens de um livro. Parece uma história bem interessante. Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, parece ser interessante e diferente.

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Interessante! Não tinha visto esse livro ainda, parece ser curioso, a gente tentar desvendar quem é o escritor de cartas misterioso!!! =3

    Adorei sua resenha!!!

    Do Bem | http://dobem8.blogspot.com.br
    Bjoss!

    ResponderExcluir
  11. Eita!
    Adorei a sinopse desse livro!
    Arrasou na resenha!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, obrigada pelo comentário já sigo o blog.
    Não conhecia o livro.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro ainda, mas não me chamou muita atenção, mas quem sabe acaba rolando.Beijos.

    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
  14. O enredo me deixou extremamente curiosa, fiquei com vontade de ler agora, haha.
    Adorei a resenha!
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Quero ler esse livro demais porque eu amo histórias que se passam pós e durante a segunda guerra, e principalmente que desenvolvem bem um personagem. Gostei demais da sua resenha, achei super completa e me chamou demais a atenção.

    La Diabolique - Fan Page

    ResponderExcluir
  16. Agora deu até vontade de ler ele rsrs. Muito boa a resenha!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro. Mas olha... cidade pequena, falta de perspectiva, detestar os valores de onde mora, achar que vai ter um futuro por conveniência e carência... acho que alguém roubou a minha história e tá ficando famoso por aí, hein u.u quero meus direitos HAHAHAHAH

    esse é, definitivamente, o livro que eu leria com muita vontade!
    você comprou? ganhou?

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. As ilustrações parassem sem bem legais, tbm gosto de livros aonde o personagem evolui e se mostra mais maduro no final. Parece ser um livro ótimo.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ai, fiquei curiosa pelo fato da época que a história é passada! Vou procurar para saber mais a respeito desse livro!
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  20. Eu confesso que sinto um pouco de agonia nessas coisas de mudança de narrador-personagem e narrador-onisciente, isso me incomoda e acho que eu ficaria perdida. Mas a história parece legal, sua resenha ficou super completinha *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um bom livro e a capa é uma graça!

    Feliz Natal e um ótimo 2015!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia mas achei bem interessante. Gosto quando o personagem gera tanto envolvimento com o leitor :D
    Feliz Ano Novo :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  23. Achei bem interessante!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir