Resenha: Morte Súbita

Morte Súbita
Autora: JK Rowling
Editora: Nova Fronteira
501 páginas.
Classificação: 


Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

Quando o novo livro de JK Rowling chegou ao Brasil, mal consegui suportar a ansiedade que tive para lê-lo. Sou fã apaixonada da série Harry Potter e estava curiosíssima para saber como a autora escreveria um livro adulto.

Antes de começar a ler Morte Súbita, temos que tirar de nossas cabeças qualquer associação com a saga Harry Potter. O universo é outro, os personagens são diferentes e a história completamente distinta.


Tudo começa quando Barry Fairbtother, um dos membros mais distintos do Conselho Distrital de Pagford, falece subitamente. Barry era uma pessoa influente e dedicada e toda a hegemonia do Conselho se devia ao seu espírito de liderança.
Logo na primeira parte do livro (que é dividido em sete partes) somos apresentados a diferentes personagens, cada um com uma história e realidade diferente, mas que de certa forma estão ligados.
Casamentos esgotados, filhos em conflito com os pais, namoros impulsivos, cobiça, drogas e arrogância... tudo isso é abordado em diferentes pontos, unidos como em uma enorme rede.

Não é possível detalhar os fatos em uma resenha, já que o livro possui grande número de personagens e riqueza em detalhes. Mas cada personagem, desde os adultos aos adolescentes, apresentam uma essência desafiadora, pensamentos, atitudes e segredos surpreendentes.
O final é bem triste, mas traz um desfecho impactante à toda obra. JK Rowling se saiu bem em um universo completamente diferente. Uma leitura vagarosa, mas recomendável.

7 comentários:

  1. Não é o tipo de leitura que me atrai, mas parece ser bem legal, quem sabe entre pra minha lista de leituras.
    Hoje que vi que tu também é de MG, só um pouquinho longe! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. haha, um dos melhores livros que eu já lo o.o

    http://soldadodeaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. faz um tempo que eu quero ler esse livro, me parece ser bem diferente...
    os livros que eu costumo ler são bem diferentes desse, preciso ler pra ver o que eu vou achar...

    beijos <3
    http://eucontocontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei <3
    Nunca li, fiquei com vontade

    Tá rolando sorteio lá no blog, confere lá!
    shelikesrockn-roll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive vontade de ler esse livro. É um dos que está na minha lista.

    M&N

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, mas tenho vontade de ter esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou de olho nesse livro há um tempo já, e amo muito a saga de Harry Potter, um dos meus favoritos! E depois da sua resenha, resolvi que vou comprar para poder ver outros modos que J.K Rowling escreve.

    http://heaserty.blogspot.com

    ResponderExcluir