Resenha: Apaixonada Por Palavras


Apaixonada Por Palavras
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
159 páginas.
Classificação: 

Sinopse: Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. (parte da orelha do livro, por Eduardo Loureiro Jr. - Editor do Crônica do Dia) 

Conheci a Paula Pimenta através da indicação de uma amiga, que me mostrou o quanto "Fazendo Meu Filme" poderia ser fascinante. Pesquisando mais sobre a autora, coloquei nos meus desejados a série FMF e seu livro de crônicas, o Apaixonada Por Palavras. E ao contrário da maioria de seus fãs, me apaixonei primeiro pela Paula cronista e depois pela Paula romancista.
Em "Apaixonada Por Palavras" somos apresentados ao universo de Paula Pimenta. Em suas crônicas, temos temas cotidianos e os clássicos: amor, sonhos, devaneios, saudosismo e universo feminino. 
Escritos há alguns anos atrás, cada texto é formado pela característica intimista da autora. 

"Você me desorienta. Eu não consigo disfarçar os meus olhos brilhando quando falo com você, e eu acho que todo mundo percebe o meu coração saltando do peito quando você chega. Mas você ainda não me conhece direito. Não sabe o que me desperta nem quem eu sou." Quase uma chance - Página 52.

A linguagem direta, simples e doce faz com que nos apaixonemos de verdade pelas palavras. É impossível não nos identificarmos com pelo menos uma situação descrita.
Outro fator encantador na obra é que, em cada crônica, há um trecho grifado de vermelho e, certamente, são quotes marcantes e interessantes. E cada uma termina com um lindo coração depois do ponto final.



"Percebi que posso mudar para onde for, exterior ou interior, mas o difícil mesmo é mudar o coração." Casa - Página 101.

De fato, é um livro de crônicas que lemos e pensamos "Vou ler só mais uma!" e quando percebemos, estamos no fim. Encantador e com uma capa perfeita, de auto relevo e formada de caça-palavras, "Apaixonada Por Palavras" é uma excelente dica para quem busca um livro leve e de autoria nacional.

25 comentários:

  1. Oi!
    Não sei se gosta de ler ou se tem tempo para isso mas à alguns dias um blog voltou ao ativo. A escritora voltou depois de alguns dias. E tem história nova. Deve ter perdido alguns leitores e como estou atento ao blog, tenho ele nos favoritos, decidi recomendar o blog. Não estou pedindo para comentar ele ou seguir mas se gostar das histórias siga e comente. Vai fazer bem à escritora.

    http://dianaisabelpinto.blogspot.pt/

    Gostei do seu blog.Está nos meus favoritos já. Espero pela próxima postagem.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou DOIDA para ler esse livro da Paula.
    Parece ser MUITO bom!!
    Só li FMF1, ainda, mas já me tornei fã da Paula Pimenta.

    Beijos <3
    Fofuramentos - Fanpage

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cynthya! Já tinha visto esse livro e já ouvi falar sobre os outros dela, me parecem interessantes. E esse também. Adoro livros diretos, sem muitas ladainhas e que nos fazem terminar logo - não que eu deseje chegar logo ao fim de um livro bom, enfim. Adorei a resenha!

    Grande beijo!
    chavecriativa

    ResponderExcluir
  4. O livro prateleira muito legal, que capa linda!
    Ainda não li a tão famosa série "Fazendo meu filme", mas todo mundo fala tão bem que tenho vontade de ler.
    Gosto muito de ler crônicas, então tenho certeza que adoraria esse livro! Gosto de livros que nem percebemos que chegou ao final, e fica aquele "gostinho de quero mais"!
    Beijos!

    http://subita--mente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Parece
      Oops, foi o corretor, desculpa. Haha

      Excluir
    2. Esse livro é bem assim! E quanto a FMF, é um doce de série, mesmo.
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  5. Eu sou suspeita pra falar da Paula , sou uma pimentinha assumida ! rs nunca li esse livro dela, faz anos que não leio crônicas e pelo que vi parecem ser bem diferentes da escrita habitual da Paula, devem ser ótima , amei a capa e a resenha, quando puder eu leio sim, mas nun tá nas minhas listas de prioridades haha
    beijos
    http://entre-galaxias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando der, leia. Você vai se apaixonar ainda mais pela Paula Pimenta.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Sou apaixonada por crônicas. Adorei a indicação.
    Vou anotar na minha listinha. <3 Beijo, Sam.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei apaixoanda pelo livro já, com certeza vou comprar
    http://pinkepaete.blogspot.com
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha. Quero ler este livro, apesar de nunca ter lido nenhum livro da Paula Pimenta. rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a resenha! E to louca pra ler esse livro. Por já ler bastantes quotes desse livro no Tumblr e em resenhas, fiquei com vontade de ler. Paula Pimenta escreve muito bem, vale a pena ler qualquer livro dela. Eu gosto!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro como um todo consegue ser ainda mais interessante.
      E obrigada, beijos!

      Excluir
  10. Curti a resenha!
    Tô louca para ler :D
    Beijos

    featglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sou suspeita pra falar da Paula Pimenta porque realmente sou fã, hahaha.
    Apaixonada por palavras é muito lindinho, adoro e me identifico demais com as crônicas.

    Beijos,
    Vivi
    PseudoDivas

    ResponderExcluir