Oscar 2013: previsões


As premiações cinematográficas foram o principal fator que me impulsionou a amar cinema. A indústria da Sétima Arte me fascina: todo o jogo envolvendo os grandes estúdios, e os milhões. O cinema pessoal, independente, versus as produções já criadas para ganhar todos os prêmios possíveis. E o Oscar, como a maior premiação e mais importante (mas esse cenário está mudando!), deixa esse contraste bem claro. Para um diretor estreante, que não dispunha de muito dinheiro para fazer seu filme (como é o caso de Behn Zeitlin, pelo seu A Indomável Sonhadora), uma indicação à estatueta dourada significa que seu próximo filme está mais próximo de acontecer, enquanto se Steven Spielberg e seu endeusado Lincoln confirmar seu favoritismo, o diretor cada vez mais terá influência sobre os filmes que faz, distanciando cada vez mais dos financiadores, que cada vez mais querem controlar os filmes.
E desde que comecei a acompanhá-lo, o Oscar nunca esteve tão controverso e disputado. Mas antes das previsões, uma pequena explicação sobre o que me levou a tê-las: os termômetros mais fortes para definir os ganhadores são prêmios das Guildas e Sindicatos de cada categoria (desde o Sindicato dos Produtores até o dos Diretores de Fotografia), isso porquê são prêmios aonde só votam os profissionais dessa área. Então, quase sempre os vencedores destes prêmios também abocanham a estatueta principal. Além disso, outro fator influencia bastante os votantes: o marketing pessoal feito pelos próprios indicados, ou seja, atores e atrizes, por exemplo, vão a todos os programas de televisão possível (além de jantares e eventos beneficentes) e explicitam a dificuldade de seu trabalho, o esforço e dedicação. É por esse marketing pessoal que dou como certa a vitória de Anne Hathaway como atriz coadjuvante, por sua Fantine em Os Miseráveis (a atriz foi espalhou pra quem quisesse ouvir - e bem antes da estreia do filme - que teve de raspar o cabelo, cantar no set, emagrecer dez quilos, dentre outras façanhas). Vamos então as previsões para as seis principais categorias.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Philip Seymour Hoffman (O Mestre); Thommy Lee Jones (Lincoln); Robert DeNiro (O Lado Bom da Vida); Alan Arkin (Argo); Christopher Waltz (Django Livre)

Quem deve ganhar: Thommy Lee Jones (Lincoln)
Quem eu gostaria que ganhasse: Christopher Waltz (Django Livre)
Zebra: Robert DeNiro (O Lado Bom da Vida)
Junto com Melhor Diretor, é a categoria mais disputada da noite. Além de todos os indicados já possuírem um Oscar , todos fizeram atuações impecáveis. Arkin é o de menos destaque, e Hoffman está em um filme controverso (apesar de ótimo) demais para ganhar alguma coisa. Waltz - apesar de apresentar o personagem mais marcante e bem construído - não vem com tanta força como os outros dois, pois muitos comparam sua atuação com seu Hans Landa de Bastardos Inglórios, questionando sua capacidade de diversificação, além do fato de o ator ter ganhado um Oscar muito recentemente por este filme. Restam os gigantes Robert DeNiro e Thommy Lee Jones. O primeiro vem fazendo uma campanha pessoal fortíssima, e suas chances vem aumentando cada vez mais, mas Lee Jones realmente está melhor que o eterno Jake LaMotta (de Touro Indomável), e ganhou o prêmio SAG (o Sindicato dos Atores), tornando-o o favorito.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Sally Field (Lincoln); Helen Hunt (As Sessões); Anne Hathaway (Os Miseráveis); Amy Adams (O Mestre); Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida)

Quem vai ganhar: Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Quem eu gostaria que ganhasse: Anne Hathaway
Zebra: Sally Field
Junto com Melhor Ator, a certeza da noite. Como já disse, Hathaway está fazendo campanha mesmo antes de o filme estrear, e realmente está muito bem no musical (que não gostei muito). Mas dizem as más línguas que Sally Field tem suas chances cada vez maiores, mas acho que não tem força o bastante pra tirar a estatueta de Anne.

MELHOR ATRIZ
Emanuelle Riva (Amour); Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida); Jessica Chastain (A Hora Mais Escura); Naomi Watts (O Impossível); Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora)

Quem vai ganhar: Jennifer Lawrence
Quem eu gostaria que ganhasse: Emanuelle Riva
Zebra: Emanuelle Riva
Há um mês, a disputa dessa categoria estava entre Jennifer Lawrence e Jessica Chastain, mas esta última cada vez se distancia mais do páreo, com a chegada da ótima Emanuelle Riva (sem dúvida, a melhor atuação do ano). Mas Lawrence é queridinha, ganhou o prêmio de seu Sindicato, e está muito bem como o par de Bradley Cooper em O Lado Bom da Vida. Mas Jessica realmente está muito bem como uma agente da CIA em A Hora Mais Escura, e realmente pode surgir como uma opção diferente das duas favoritas.
Vale a nota: Quvenzhané Willis tem somente nove anos! E já se mostra uma ótima atriz, protagonizando Indomável Sonhadora.
Outra nota: Apesar de estar muito bem nesse filme, Lawrence estava devastadora em O Inverno da Alma. Vale a pena assistir!



MELHOR ATOR
Daniel Day Lewis (Lincoln); Joaquim Phoenix (O Mestre); Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida); Hugh Jackman (Os Miseráveis); Denzel Washington (O Voo)

Quem deve ganhar: Daniel Day-Lewis
Quem eu gostaria que ganhasse: Daniel Dey-Lewis
Zebra: está preocupada demais com Melhor Diretor e Ator Coadjuvante, não existe aqui.
Outra categoria recheada de boas atuações. Gosto principalmente de Bradley Cooper, pois este me surpreendeu muito, fugindo do esteriótipo que nutria e entregando uma bela interpretação, mas nada tirará o Oscar de Day-Lewis, tornando-o dono de três estatuetas. Seu Lincoln está sutil, detalhista, a o roteiro, constituído quase todo por diálogos, potencializa a atuação (destaque também para a aparência física, idêntica!). Uma atuação para entrar na história, realmente.

MELHOR DIRETOR
Steven Spielberg (Lincoln); Ang Lee (As Aventuras de Pi); David O. Rusell (O Lado Bom da Vida); Behn Zeitlin (Indomável Sonhadora); Michael Haneke (Amour).

Quem deve ganhar: Steven Spielberg
Quem eu gostaria que ganhasse: Ben Affleck (ops...)
Zebra: Ang Lee
Categoria mais controversa da noite. Argo é o franco favorito a ganhar a categoria principal, mas Ben Affleck, seu diretor (que realmente poderia ocupar facilmente o lugar de David O. Russel ou Behn Zeitlin), foi esquecido aqui, assim como Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura), dois diretores que estão entre os três melhores do ano, sem dúvida. Affleck ganhou o Sindicato dos Diretores (o que torna mais crítico seu esquecimento pela Academia), o que deixa esta categoria sem um favorito em destaque. Mas Spielberg é Spielberg (um dos maiores diretores da história, pra mim), e está um braço a frente dos demais, apesar de eu achar que sua direção foi um dos poucos pontos fracos de Lincoln, por tentar muito mais iconizar Lincoln  do que mostrar uma versão real da Guerra Civil dos EUA, mas Ang Lee corre por fora, pois é a válvula de escape para aqueles que não gostaram de Lincoln e sentem a falta da indicação de Affleck. Haneke também poderia ganhar, mas analisando a cabeça dos votantes, Amour, apesar de magnífico, não tem o perfil de premiações.


MELHOR FILME
Lincoln (Idem); Argo (Idem); O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook); Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild); Django Livre (Django Unchained); A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty); As Aventuras de Pi (The Life of Pi); Amour (Idem); Os Miseráveis (Les Miseràbles).

Quem deve ganhar: Argo
Quem eu gostaria que ganhasse: Amour
Zebra: Lincoln
Lincoln já foi o grande favorito, mas surpreendentemente, desde o Globo de Ouro (que exerce pouquíssima influência aqui), Affleck e seu Argo vem ganhando todos os prêmios que concorre, sem exceção, transformando-o no provável vencedor. Mas é raríssimo um filme ganhar a categoria principal sem que seu Diretor seja indicado, um fator contra. Uma boa disputa entre dois grandes filmes. Mas, se eu fosse fazer uma lista dos meus favoritos, Amour estaria no topo. Devastador, impecável e com atuações devastadoras, o filme de Haneke vai ganhar a categoria de Melhor Filme Estrangeiro (é austríaco), mas não seria injusto ganhar esta estatueta também.
Vai aí a lista da minha preferência, dentre esses nove:
Amour; Argo; Django Livre e O Lado Bom da Vida; Lincoln; As Aventuras de Pi, A Hora Mais Escura; Indomável Sonhadora; Os Miseráveis.

E aí galera, concordam com minhas previsões? A quem, como eu, vai ficar acordado até tarde pra assistir a cerimônia apresentada por Seth McFarlane (o criador de Ted e Uma Família da Pesada), desejo um bom Oscar, e, aos demais, bons filmes!

PS.: O Tomás é o meu melhor amigo e o mais novo colaborador de cinema aqui do blog!

11 comentários:

  1. muito boa a post otimas pessoas que você gostaria que ganhasse bjs

    www.brenda-caroline1211.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas previsões e até o detalhe da zebra! haha
    Ficou super legal, vamos ver né :X ai, ai tô ansiosa!

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Gostei das suas previsões. Concordo com a maioria. Vamos er se acertamos, né? rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  4. Boas previsões, mas a academia sempre pode surpreender, veremos logo mais..
    xoxo
    http://bypritha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. iii eu sou mais do que por fora desses assuntos >.< antigamente eu gostava de assistir aquelas premiações de música sabe;

    Beeeeijos, ótimo início de semana :D
    Vou te contar makeup

    ResponderExcluir
  6. Acho que desde o Titanic eu não acompanho o Oscar, mas este ano estou torcendo muito pra Anne Hathaway, acho ela incrível!

    Vamos ver, né?

    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Eu não acompanho o oscar, mas acho que As Aventuras de Pi vai ganhar como melhor filme, só isso ahaah
    Beijos ♥
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir
  8. eu nem prevejo!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. também estou torcendo para a Anne Hathaway *--*
    mais confesso que assisto muitas vezes só o pré-show para ver os looks, porque não tenho muita paciência para tradução simultânea. rsrs


    garotapassageira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. aiin nao entendo nada disso, kkkkkkkkk
    mas boa sorte ai! bj

    ResponderExcluir
  11. Eu não assistir e nem procurei notícias, mas espero que tenha tido sorte.

    ResponderExcluir