Olimpíada de Língua Portuguesa

Vou postar o texto que fiz para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2010.

A felicidade se encontra nas coisas mais simples!

Era uma tarde de domingo, meados de 1984, Valdemar Tempone, meu tio-bisavô já de idade, contava sobre sua vida para a criançada.
"A vista era plana, eu me confundia com o azul do firmamento, muito sonhador me achava um pequeno pássaro na imensidão do horizonte. Meu estômago embrulhava, passara muito tempo que havíamos embarcado da Itália para o Brasil. Enfim estávamos no Rio de Janeiro, eu me encantara com a beleza daquela linda cidade. Na estação ferroviária, as pessoas sorriam, acenavam, lágrimas caiam sobre o rosto de muitos... Eu adormeci sobre o colo de minha mãe, e quando abri os olhos, já estávamos no pequeno Arraial de Bicas. Enquanto desembarcávamos as pessoas olhavam com curiosidade, os passageiros que alí passavam, cheios de bagagem. Eu agora morava em uma casinha mediana, de chão batido, meio afastada da cidade. Minha mãe tivera mais dois filhos, eu e meus irmãos brincávamos toda tarde no quintal... Batíamos Pique, corríamos para todo o lado, atrás dos animais de que tirávamos nosso sustento. Viver alí, me trazia uma paz, uma sensação maravilhosa!
Quando adulto, iniciei minha profissão como ferreiro, o local onde eu trabalhava era na atual rodoviária. Aquela rua era movimentada, como os grandes supermercados de hoje em dia. Na minha época eram pequenas vendinhas. Mais tarde me casei com Maria das Graças de Jesus, agora Maria das Graças de Jesus Tempone. Não tivemos filhos biológicos, porém minha irmã Judithie nos cedeu Therezinha, fui busca-la em São João Nepomuceno. Eu a amei desde sempre, como minha filha; fui muito feliz. Fiz de tudo para dar à essa criança o melhor possível.
Hoje estou meio velho, fraco... Não posso fazer quase nada. Mas tenho certeza de que minha vida valeu a pena. Fui muito feliz, do jeito mais simples possível. A molecada desses tempos tinha que ter vivido na minha época, para aproveitar de verdade a vida."

Bom, é isso aí. Será que eu ganho? hahaha.
Beijos s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário