Resenha: A Escolha


A Escolha (A Seleção, livro 3)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
351 páginas.
Classificação: 

Sinopse: A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante. Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

Em A Escolha, temos o tão aguardado desfecho da trilogia escrita por Kiera Cass. America Singer, que nunca sonhou em ser princesa, está cada vez mais apaixonada pelo príncipe Maxon e disposta a lutar por ele. Para conquistar de vez o coração do príncipe e, de quebra, tornar-se a nova princesa de Illéa, a protagonista precisa vencer o ódio do pai de Maxon - o rei - que vê a moça como subversiva e mal comportada e ganhar o favoritismo do público. 
Em meio à dúvidas e desentendimentos, o sentimento de Maxon por America mostra-se abalado; a garota passou toda A Seleção indecisa; era necessário escolher entre o antigo amor, o guarda Aspen (grande segredo da garota) e o amor arrebatador que sentia pelo príncipe.
No último volume, America mostra-se mais madura e focada. Ela quer ser a esposa de Maxon, mas deseja um reinado de acordo com seus preceitos e valores. America é contra as castas na sociedade e adoraria lutar a favor da igualdade.

"- Você também não gosta das castas. Não gosta da forma como seu pai manda e desmanda no país. Não quer participar de guerras que sabe que não passam de distrações. Mais do que isso, você deseja viver um período de paz." Página 49.

Os rebeldes, citados brevemente nos livros anteriores, têm seu papel ampliado no último livro. Somos apresentados à diferença crucial entre os rebeldes sulistas e os nortistas, sendo os últimos defensores do fim das castas e apoiadores do futuro reinado de Maxon.


O amadurecimento de Maxon e America é evidente. Eles deixam de viver apenas a vida encantada do castelo para lutar por seus ideais e objetivos. Dessa forma, o leitor é levado a crer como o amor dos personagens é maior do que simples atração e convívio; ambos são bons, leais e justos.

"Um segundo se passou até nos darmos conta de que estávamos perto um do outro novamente, e o ar pareceu se carregar de uma espécie de  eletricidade mágica, o que me eu a dimensão exata da saudade que sentira dele." Página 285.

O livro nos surpreende com a mudança de postura de vários personagens, com destaque para as outras Selecionadas. Elas possuem segredos e personalidades nunca antes mostradas aos leitores.
Há a perda de personagens queridos, fator essencial para conduzir o leitor a um desfecho satisfatório. 
A Escolha é realmente um livro que trata de diversas escolhas. Não é só príncipe ou America que devem escolher com que se casar; é hora de todos os personagens assumirem suas escolhas em relação ao amor, amizade e responsabilidade.
Para os que não conhecem a série, só digo: leiam! Muitos podem encarar A Seleção como uma série feita para garotinhas, mas a trilogia é realmente surpreendente. O final é encantador e acredito que tenha sanado todas as dúvidas dos fãs e feito um dos Team (Maxon ou Aspen) muito feliz. Ou talvez até os dois! 

24 comentários:

  1. Olá querida! Que blog lindo!
    Faz tanto tempo que não leio, mas esse parece ser ótimo ;)

    Obrigada pelos parabéns no meu aniversário <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler o primeiro mas achei bobinho e não rolou pra mim, mas acho legal quem consegue ler e acompanhar uma série assim de livros, hehe


    Beijos
    Sorteio de um calçado da Passarela
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha adoro séries também!
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  3. Eu quero ler, mas tenho váriiiiios na lista ainda...vamos ver se nas férias consigo dar conta rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha também espero pelas férias.
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro, mas acho que só depois do ENEM :/
    Beijos


    featglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte então!
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  5. Adooooro livros com finais surpreendentes !!
    Bela resenha ;)
    Beijãoo !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossaaaa, parece ser muuuuuito bom esse livro!

    Um grande e GORDO beijo Thath
    http://overdosederosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha flor
    Você escreve tão bem e de uma maneira tão incrível que vamos lendo, lendo, lendo e ficamos inspiradas e curiosas p ler o livro tbm. Eu não conheço a série, mas vou ver se encontro
    Beijos :*
    http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    Tem instragam? segue lá que retribui @ingridegoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ler isso, muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu li esse livro e ainda não consegui escrever a resenha. É difícil quando a gente espera o livro por muito tempo, né? :(
    Mas enfim, eu gostei MUITO do final, era exatamente o que eu queria e esperava! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ainda mais quando é um livro tocante.
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  9. Desde quando eu vi o book trailer de A Seleção, fiquei afim de ler o livro. E na Bienal do ano passado, tinha um vestido azul lindo lá para as pessoas tirarem fotos vestida nele, igual o vestido da menina da capa, sabe? Achei bem interessante também a história dele. Enfim, to louca pra ler A Seleção pra ler os outros.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim! Vi o vestido lá. Pena que na hora em que fui tirar a foto, não estava disponível.
      Leia, você vai adorar.
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  10. minhas amigas leram todos, mas acho que falta o ultimo, nao sei direito ! eu nem fui atras de ler, nao me encantei muito pela historia apesar de ser uma amante de livros. Enfim, otima resenha :)

    Beeeeeeeeijos ♥
    http://www.paaradateen.com
    http://www.fb.com/PAARADATEEN
    Instagram: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse livro me persegue! rsrsrs, vou ter que le-lô agora ><
    adorei o seu blog e belas resenhas;) blogs assim são muuito importantes!
    beeeijos

    http://ladydiene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, flor. Fico muito feliz em ler isso!
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  12. Eu li os dos primeiros livros, e fiquei super ansiosa por este último, mas aí tempo vai, tempo vem que acabei me desligando um pouco da história. Sua resenha me encheu de vontade de retomar de onde parei!!
    Myllena,
    Minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o último, é até mais encantador que os primeiros! hahaha
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir